Menino come areia 2 vezes em creche de São Carlos; pais apontam negligência e registram B.O.
08/03/2023
0 ComentáriosImagens de câmera de segurança mostram a criança de 2 anos comendo areia no parquinho, segundo a ocorrência. Após 1 semana, garoto tem diarreia com areia, febre e vômito.
Um menino de 2 anos comeu areia por pelo menos dois dias no parquinho da Cemei Profª Maria Lúcia Aparecida Marrara, no Jardim Felícia, em São Carlos (SP).
Os pais descobriram o fato após a criança defecar apenas areia e pedir as imagens da câmera de segurança da creche. Eles fizeram um boletim de ocorrência, alegando que o filho ficou sem supervisão.
A prefeitura diz que reforçou orientações para funcionários sobre cuidados e acompanhamento dos alunos. (Veja abaixo o posicionamento).
Segundo os pais da criança
Segundo os pais, a primeira vez que a criança defecou fezes foi em 23 de fevereiro. O menino voltou da creche chorando muito. A mãe deu banho e a família foi à igreja, onde o filho avisou que tinha feito xixi. Ao trocar a fralda, a mãe pensou que a criança tinha feito cocô, mas encontrou apenas areia.
Ela levou a criança a UPA do Antenor Garcia, onde após dúvidas das enfermeiras e da médica, foi comprovado que havia apenas areia na fralda.
A mãe procurou então a creche e teve garantias que de que a criança seria monitorada, mas em 27 de fevereiro o fato se repetiu e dessa vez havia pedras e lascas de galhos.
Os pais então pediram para assistir as imagens das câmeras de segurança que mostraram a criança enchendo um baldinho de areia, jogando um pouco sobre o escorregador e colocando um pouco na boca.
O movimento teria se repetido várias vezes, até a criança virar todo o baldinho na boca. Segundo os pais, neste momento, as professoras do menino não estavam no parquinho.
A família informou que, desde 23 de fevereiro, o menino vem passando por atendimento. Por recomendação médica, ele está tomando laxante e ainda apresenta diarreia com areia.
Nesta terça-feira (7), ele passou por um médico na UPA do Santa Felícia por estar apresentando vômito e febre e foi medicado. A mãe busca conseguir uma indicação para fazer exames de ultrassom e raio-x, mas até o momento não conseguiu.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação (SME) disse que tem ciência do caso e que o secretário municipal de Educação e reforçou todas as orientações para a direção e professores do referido Cemei nos cuidados e acompanhamento dos alunos. Informou ainda que a criança passou pelo pediatra da rede e aguarda o resultado dos exames.
Fonte G1