Porto Ferreira registrou cinco casos de dengue até agora no segundo semestre

Porto Ferreira registrou cinco casos de dengue até agora no segundo semestre

Existem ainda seis casos suspeitos aguardando resultados de exames.

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou nova atualização dos casos de dengue no município. No segundo semestre, até agora, foram 5 casos, sendo 1 em julho, 2 em agosto, 1 em setembro e 1em outubro.

No mês de novembro ainda não há registros. Porém, existem seis suspeitas aguardando resultados de exames, sendo 3 do mês de outubro e outras 3, de novembro.

No ano, já são 42 casos confirmados, num total de 548 notificações.

Mesmo com números relativamente positivos, a Seção de Controle de Vetores alerta os moradores para redobrarem os cuidados, uma vez que estamos entrando no período com maior registro de chuvas. E o mosquito transmissor se reproduz em água parada.

Lembrando também que em outubro, após levantamento de infestação do mosquito Aedes aegypti, índices apontaram que o município se encontrava em situação de alerta para uma possível epidemia. Isso se deve à quantidade elevada de larvas do mosquito transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Aedes aegypti se prolifera rapidamente nas estações de primavera/verão devido ao aumento da temperatura e, consequentemente, das chuvas.

Considerando que a quantidade dos recipientes encontrados também foi elevada, o munícipio possui um cenário propício para uma epidemia. Portanto, é para pensar: estamos dando abrigo a um inimigo que pode afetar gravemente a nossa saúde.

Com o passar dos anos, a dengue deixou de ser uma simples “virose” e tem levado muitas pessoas à morte, devido ao agravamento de sintomas; zika e chikungunya deixam graves sequelas.   

Agora, coloque na balança: aqueles 10 minutos que você usa para lavar corretamente o pote de água do seu animal de estimação, que você pode limpar sua calha ou até mesmo colocar areia no pratinho de plantas, salva a sua vida e de sua família.

Durante a visita do agente de combate a endemias, escute atentamente as orientações passadas e siga as instruções. Fique atento aos sintomas de febre alta, dor no fundo dos olhos, mal estar, vômito e diarreia. Procure rapidamente o atendimento médico mais próximo de sua residência. Não se automedique.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa