Requerimento solicita retorno da equoterapia no município
23/03/2023
0 ComentáriosVereadora Priscila Franco apresentou a matéria na sessão da semana passada
Na sessão ordinária realizada na semana passada (13/03), a vereadora Priscila Franco (PSDB) apresentou o Requerimento nº 122/2023 solicitando informações documentadas sobre o tratamento gratuito da equoterapia no município de Porto Ferreira.
Na matéria, a parlamentar explica que a equoterapia, terapia assistida por cavalos, é utilizada para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. No entanto, o acesso a ela é difícil pois exige local apropriado, equipe técnica especializada e animais treinados para a realização desta atividade.
Diante da necessidade de se retomar os trabalhos da equoterapia, Priscila Franco questiona o Executivo Municipal sobre se município está fornecendo o tratamento e quantas pessoas são atendidas. Caso não tenha a equoterapia, se pacientes com a necessidade de realiza-la são encaminhados para hípicas particulares e o município custeia o tratamento.
A vereadora também busca saber se existe uma lista de pacientes aguardando para realizar a equoterapia e quais critérios utilizados para que o paciente possa ter o benefício custeado pelo município.
Na discussão do requerimento, o vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) comentou sobre o tema. “Importante requerimento da vereadora Priscila, eu ano passado procurei a APAE e me ofereci para colaborar, por meio das emendas impositivas, para que a equoterapia voltasse no nosso município. Todos sabem o benefício que esse tratamento traz para esses pacientes.”
Além da APAE, o parlamentar também conversou com o prefeito Rômulo Rippa. “Ele se propôs a ajudar, inclusive a alugar um local apropriado para isso. Conversei com algumas pessoas que têm cavalos e que os ofereceram, mas nós ficamos reféns da falta de profissionais para trabalhar com essas crianças”, detalhou Marcelo Ozelim.
Para ele, é necessário unir forças para que haja o retorno desse tratamento no município. “E que essas pessoas que tanto precisam sejam beneficiadas com esse trabalho, que é muito importante para as pessoas com deficiência”, concluiu.
O vereador João Lázaro (PSDB) parabenizou a vereadora pela matéria. “Ficamos felizes com a intenção de voltar a ser praticada a equoterapia. Eu estou aqui para assumir um compromisso em destinar no mínimo R$ 20 mil da minha emenda impositiva para a retomada desse tratamento. Só quem conhece uma pessoa com deficiência sabe a dificuldade e a necessidade da volta desse tratamento”, afirmou.
Já o vereador Élcio Arruda (MDB) contou da sua experiência de 15 anos trabalhando como fisioterapeuta na APAE. “Nós víamos como havia progresso no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças que participavam da equoterapia. Havia uma equipe multidisciplinar que fazia esses atendimentos e tinha uma parceria com até então Sociedade Hípica.”
A união de esforços também foi destacada pelo parlamentar. “Parabenizo pela apresentação do requerimento, Priscila. Eu acho que um pouco de recursos de cada um, das nossas emendas impositivas, para que volte esse projeto que dá muitos resultados positivos, toda evolução da parte motora, psíquica e física desses alunos que praticavam. Mas é um projeto caro que requer uma equipe multidisciplinar toda preparada. Então precisamos dar esse suporte através das nossas emendas”, finalizou.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes e seguirá para que o Executivo Municipal apresente as respostas dos questionamentos dentro do prazo regimental.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira