Astrônomos capturam imagens do “fantasma” de uma estrela e teias cósmicas

Astrônomos capturam imagens do “fantasma” de uma estrela e teias cósmicas

Nuvens de gás rosa e laranja marcam o local da supernova a 800 anos-luz de distância da Terra

Resquícios coloridos e fantasmagóricos flutuam no espaço onde uma estrela massiva explodiu há 11 mil anos.

O remanescente de supernova Vela, nomeado em homenagem à constelação de Vela. Tudo o que resta depois que a estrela chegou ao fim de sua vida.

Nuvens de gás rosa e laranja marcam o local a 800 anos-luz de distância da Terra, tornando-o um dos pontos mais próximos conhecidos onde isso ocorreu. Um ano-luz é cerca de 9,7 trilhões de quilômetros.

Sobre as estrelas

Quando a estrela se transformou em supernova, ondas de choque se moveram através das camadas circundantes de gás liberadas por ela.

As ondas energéticas comprimiram o gás e criaram filamentos semelhantes a fios que lembram teias de aranha.

Em uma nova imagem do remanescente de supernova Vela, capturada pelo Telescópio de Pesquisa VLT (VLT Survey Telescope, em inglês) . No Observatório Europeu do Sul, no Chile, os fios incandescentes de gás parecem brilhar devido ao calor das ondas de choque.

As imagens assustadoramente bonitas do local onde a estrela morreu foram apropriadamente divulgadas no Halloween, neste 31 de outubro.

Cores deslumbrantes e a luz das estrelas giram juntas na nova imagem do remanescente de supernova Vela / European Southern Observatory / Divulgação

As Imagens

Nove luas cheias podem caber na perspectiva detalhada, e a imagem reflete apenas parte da nuvem gigante.

O Observatório Europeu do Sul também compartilhou visões detalhadas de características intrigantes dentro do mosaico. Os 12 destaques ampliam diferentes aspectos das estrelas brilhantes e nuvens de gás na região.

A imagem, que contém 554 milhões de pixels, foi capturada pela OmegaCAM de campo amplo do telescópio. A câmera é capaz de capturar imagens usando vários filtros diferentes que permitem comprimentos de onda variados de luz e cores daí as cores magenta, azul, verde e vermelho na imagem.

O Telescópio de Pesquisa VLT é um dos maiores telescópios que examina o céu noturno usando luz visível, ajudando os astrônomos a desvendar os segredos da formação e morte de estrelas.

Fonte CNN

Voltar para Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa